O Sindgráfica está desenvolvendo estratégias de inovação para 2017. Devido à crise e consequente diminuição de investimentos voltados para o meio gráfico, o sindicato busca saídas para aumentar a visibilidade das associadas no mercado e intensificar a interação entre as empresas durante o ano que se inicia.
"É esperado que, com as mudanças ocorridas na economia, uma grande parte das empresas invistam em ferramentas que aumentem a sua participação de mercado", afirma Raul Fontenele, presidente do Sindgráfica. A aplicação de inovações tecnológicas nas empresas e a melhoria da qualidade dos serviços prestados por estas são pontos que devem ser impulsionados. Em paralelo, o sindicato apresenta o quadro "Debates Gráficos", que reunirá pelo menos uma vez por mês grandes nomes do mercado local em palestras voltadas ao interesse da categoria.
O projeto faz parte do Plano de Ação do Sindgráfica, organizado durante as reuniões do sindicato ocorridas em 2016. Até agora, foi decidido que, durante os meses de janeiro, fevereiro e março, os debates semanais abordarão os seguintes temas: "Tributos: ser prestador de serviços ou vendedor de produtos?", "Direito trabalhista: quando exigir o atestado médico?" e "Licitações? a vez das pequenas gráficas".
Além destas ações, o sindicato continuará as discussões pelo fim da cobrança de Impostos Sobre Serviços, que alterou os custos das empresas em cerca de 15% no ano passado. A taxa, vigente desde abril de 2016, é aplicada sobre livros, jornais, periódicos e papeis destinados a estes fins. Durante os próximos meses, os associados seguirão buscando dialogar junto à Prefeitura de Fortaleza afim de viabilizar o corte ou a diminuição da tarifa aplicada às gráficas locais. "O reflexo destas ações será a consequente recuperação do setor", complementa Raul.
Fonte: Guia do Gráfico