O Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná – filiado à Fiep - e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) realizam todos os anos o InormAÇÃO – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica. Em 2017, ao chegar à 16º edição, o InformAÇÃO rompe as fronteiras da sede do Sigep/Abigraf-PR e inova, tendo em seu escopo atrações na Fiep e no Sesi/Senai - Unidade Portão, abrangendo o evento “500 Anos da Reforma Protestante e a Evolução da Indústria Gráfica”, exposição do Museu da Bíblia, exposição de tipos móveis, de equipamentos e de vários objetos que marcam a história dos mais de 200 anos da indústria gráfica no Brasil, além de palestras e inauguração de novas instalações da Área Gráfica.
A convite do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria), o Sigep/Abigraf-PR encamparam a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante, principalmente por estar ligada à evolução da indústria gráfica. Em 1517, o padre Martinho Lutero, em Wittenburg, na Alemanha, discordava de uma série de ações da Igreja Católica, como a de cobrar por perdão dos pecados. Ele lutava por transformações e, entre os feitos, traduziu a Bíblia para o Alemão para que o povo tivesse acesso a ela, o que até então era privilégio dos sacerdotes. A partir daí e com os tipos móveis de Gutenberg foi possível a impressão em grande escala e a disseminação da informação, o que contribuiu para o crescimento da indústria gráfica.
O InformAÇÃO será aberto no dia 19 de junho, às 19h, no Campus da Indústria da Fiep (Auditório Mario de Mari). No dia 20, no mesmo local e horário, a atração é a palestra “A Reforma Protestante: Os impactos na Educação e os Reflexos na Indústria Gráfica”, com Marcos Meier, Adeildo Nascimento e o professor Paschoal Piragine Jr. No dia 21, às 19h, na Unidade Sesi/Senai Portão, a palestra fica a cargo de Manoel Manteigas de Oliveira, que é diretor de Tecnologia da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e um dos grandes expoentes do setor gráfico no Brasil. Ele vai falar sobre “Educação: Fator Crítico para o Sucesso das Empresas”. Em seguida, haverá a inauguração das novas instalações da Área Gráfica. No dia 22, às 19h, no Campus da Indústria (Auditório Caio Amaral) a palestra é “A Reforma Protestante e a Impressão Gráfica na Transformação Social”, com Patrick Reason e Makenson Marques. No dia 23, a partir das 19h, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, acontece o 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho. Também faz parte do InformAÇÃO a exposição de artigos gráficos, com os livros Memórias e Histórias da Indústria Gráfica, O Legado de Gutenberg e a Indústria Gráfica Brasileira e os 70 anos do Sigep, além de pedras litográficas, tipos móveis, entre outros). A exposição acontece no Átrio do Campus da Indústria, de 19 a 23 de junho, das 9h às 19h e no dia 24, das 9h às 13h.
Oportunidade
Para o presidente do Sigep, Abilio de Oliveira Santana, este formato do InformAÇÃO é uma oportunidade do Sigep/Abigraf-PR mostrarem parte da história da indústria gráfica. “Por sugestão da Fiep, o Sigep/Abigraf-PR encamparam a ideia de comemorar os 500 Anos da Reforma Protestante e os seus reflexos na evolução da indústria gráfica. É uma oportunidade para levarmos a mais pessoas o entendimento da importância da indústria gráfica para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
Segundo Oliveira, o evento está mais encorpado com o alto nível dos palestrantes e com a inclusão na programação da inauguração das novas instalações da Área Gráfica. “O pleno funcionamento da Oficina Gráfica sempre foi uma bandeira do Sigep/Abigraf-PR por ser ela um instrumento de capacitação e de qualificação de profissionais para o nosso setor. É uma grande conquista, que dá ainda mais importância ao InformAÇÃO”.
O presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, avalia como uma grande inovação este formato do evento. “Estamos ampliando a abrangência do InformAÇÃO para mais pessoas, de outros setores, com temas de grande interesse. Ainda mais nesse momento de crise na economia, é uma forma inovadora de apresentarmos o quão importante é a indústria gráfica para o país. Além disso, a parceria com a Fiep nos possibilita uma maior visibilidade da comunidade industrial em nosso estado”.
Fonte: Guia do Gráfico