Os resultados referentes às exportações e à produção do setor de árvores plantadas, nos primeiros oito meses de 2017, mostram números positivos. Em comparação ao mesmo período do ano passado, as exportações de celulose cresceram 4,9%, as de painéis de madeira 30,4% e as de papel 0,6%. Este desempenho favoreceu o crescimento da produção de celulose e de papel, que evoluíram, respectivamente, 3,6% e 0,4%. Para os painéis de madeira a boa notícia fica para o reaquecimento do mercado doméstico que subiu 1% em vendas, em relação ao mesmo período de 2016.
De janeiro a agosto de 2017, as receitas provenientes das exportações atingiram US$ 5,5 bilhões (+9,6%); das quais US$ 4,1 bilhões (+12,4%) referem-se às vendas externas de celulose, US$ 1,2 bilhão (-0,3%) às de papel e as US$ 191 milhões (+23,2%) às de painéis de madeira. Como resultado, a balança comercial do setor registrou um saldo positivo de US$ 4,85 bilhões (+11,4%, em relação a 2016).
Os países latino-americanos permanecem como os principais mercados dos segmentos de papel e de painéis de madeira, nos primeiros oito meses do ano, com receitas de exportações de US$ 806 milhões (+11,2%) e US$ 100 milhões (+20,5%), respectivamente. A China segue como principal destino da celulose produzida pelo Brasil com 40,2% de participação e representando uma receita de US$ 1,6 bilhão (+22,0%). O segundo maior destino da celulose é a Europa, que deteve neste período uma fatia de 31,5% das exportações, que corresponde a US$ 1,3 bilhão (+3,9%).
O volume exportado de celulose registrou 8,9 milhões de toneladas (+4,9%), o segmento de papel comercializou 1,4 milhão de toneladas (+0,6%); e o de painéis de madeira totalizou 840 mil m³ (+30,4%), entre janeiro e agosto deste ano. A produção brasileira de celulose alcançou as 12,7 milhões de toneladas (+3,6%) e a de papel superou a marca de 6,9 milhões de toneladas (+0,4%).
De janeiro a agosto de 2017, as vendas domésticas de papel atingiram 3,5 milhões de toneladas (-0,8%); enquanto o segmento de painéis de madeira registrou 4,2 milhões de m³ comercializados internamente (+1,0%).
Fonte: Graphprint