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15/JUN /2016Pesquisa Datafolha identifica oportunidades no setor de embalagens para presente 

Considerada a principal fabricante Brasileira de fitas têxteis e uma das maiores da América Latina, a PH FIT (HTTP://phfit.com.br/design-assist-case) inova mais uma vez ao colocar à disposição da indústria de embalagens e dos fabricantes de bens de consumo sua área de Design Assist.

 

    “A partir de uma pesquisa qualitativa exclusiva, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) e de seus associados, nas praças de São Paulo, Recife e Porto Alegre, identificamos um enorme potencial no mercado de embalagens presenteáveis (gifting), especialmente para datas comemorativas. Algumas destas datas - Dia das Mães, Namorados, Pais, Páscoa, Natal, Criança - já estão incorporadas ao cotidiano do consumidor, mas existem outras tantas, como Batizados, Formaturas, Festa da Empresa, Dia do Amigo ou da Secretária, que podem ser exploradas para alavancar as vendas de perfumes, cosméticos, chocolates, etc em pontos de vendas como supermercados e farmácias ao invés de lojas”, explica Claret Resende, gerente Comercial da PH FIT.

 

“Temos que lembrar ainda que nem sempre a decisão de presentear está associada a uma data comemorativa específica. Com frequência, oferta-se presentes de forma espontânea, por diversas motivações e com o objetivo de transmitir diferentes mensagens. E ai reside a oportunidade de alavancar as vendas, especialmente em segmentos que estejam amargando os efeitos do momento econômico.” Claret lembra ainda que segundo estudo publicado na revista New Scientist, o cérebro humano é ativado e responde muito positivamente ao estímulo visual de uma embalagem bonita, enfeitada com um laço ou fita.

 

Outras conclusões da pesquisa Datafolha foram: “jovens de ambos os sexos e homens são os que mais presenteiam fora de datas comemorativas” e ”quanto mais fortes os laços afetivos, maior a frequência no presentear”. Interessante notar ainda que os entrevistados de Recife e Porto Alegre declararam presentear um círculo maior de pessoas que os de São Paulo. “Nestas praças presenteia-se com maior frequência pessoas de menor vínculo afetivo como amigos menos próximos, colegas de trabalho, vizinhos, entre outros”, sintetiza Claret. A justificativa é que em cidades menores, as convenções sociais são mais fortes e há uma maior obrigatoriedade de se presentear.

 

Produtos como roupas, sapatos, brinquedos, joias, bijuterias, maquiagem, flores, chocolates, bolsas, óculos e bebidas foram identificados pela pesquisa como os mais bem-vindos. “E se avaliarmos estes setores, vemos que em muitos deles, como chocolates e bijuteria, há uma economia informal forte – pessoas que trabalham em casa ou fazem um “extra” – e que poderiam ser impulsionados se os produtos ganhassem uma opção em embalagem para presente. A própria produção dessas embalagens presenteáveis pode ser uma atividade rentável para os que buscam uma fonte alternativa de renda.”

 

Sobre a embalagem, a pesquisa da Datafolha concluiu que na maioria dos casos ela é confundida com o próprio presente. “Isso nos leva a crer que todos os detalhes, o design, a cor, o tamanho, são de extrema importância para complementar o presente. E a fita é um recurso com excelente relação custo benefício e que está totalmente alinhada ao conceito de gifting; laço e fita são sinônimos naturais de presente. Sem contar que desfazer um laço ou cortar uma fita são atos com uma simbologia muito forte do presente.”

 

Um dos produtos mais focados na pesquisa da Datafolha foi o chocolate. Segundo o levantamento, “o chocolate ajusta-se, enquanto presente, a qualquer ocasião, agradando a uma gama enorme de pessoas. Além disso, há tantas opções de tipos, formatos, origem e embalagem que é realmente difícil encontrar alguma situação em que ele não se aplique como um presente”. Especificamente sobre a embalagem para chocolate, muitas vezes ela é mais poderosa, para influenciar a escolha de um produto, do que a imagem da marca.

 

“É importante lembrar ainda que com o avanço da economia informal, os chocolates caseiros ganharam muito espaço e se puderem ser oferecidos com uma embalagem presenteável, tanto melhor”, lembra Claret. O especialista diz ainda que a embalagem presenteável também é uma solução eficiente para alavancar a venda de produtos commodity. “Imagine se você puder comprar uma caixa de bombom no supermercado e vesti-la com um laço ou fita lá mesmo para dar aquele presente de última hora? O consumidor sai ganhando pelo desembolso menor e pela conveniência do acesso, e a empresa agrega valor ao seu produto.”

 

Ao longo da história, desde que criou-se o hábito de usar laços de fitas em presentes, no início do século XX, estes laços, assim como as fitas e flores, tornaram-se atributos muito valorizados na identificação de uma embalagem para presente. Inicialmente a cor predominante era o vermelho, por conta do Natal.

 

Por todo este potencial, a área de Design Assist da PH FIT existe para ajudar os brand owners e os fabricantes de embalagem a desenvolverem projetos únicos e diferenciados, seja para produtos existentes, reposicionando-os ou alavancando vendas, ou para criar novos itens.

 

Fonte: Investimentos e Notícias

 

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