O Brasil possui cerca de 2.2 milhões de hectares de florestas plantadas para a produção de celulose e papel.
Bracelpa
“90% do desmatamento é causado por práticas agrícolas insustentáveis.”
Causas subjacentes do desmatamento, World Rainforest Movement e UN FAO, 2013
“55% da extração de madeira do mundo direciona seu uso para energia e 25% para construção. Existem outras utilizações, mas o papel geralmente corresponde diretamente a apenas 11% e, além disso, pode utilizar até 7% do excedente da construção.”
Extraído do FAOSTAT, 2011
“A única e maior causa direta do desmatamento tropical é a conversão para lavouras e pastos, em grande parte para subsistência.”
www.replantingtherainforests.org, abril de 2013
“As empresas brasileiras do setor obtêm 100% da celulose e do papel a partir de florestas plantadas. “
Folha da Bracelpa Nº 01, maio / junho de 2009
No processo de plantio florestal, as árvores são cultivadas em uma área específica com insumos de alta qualidade e depois colhidas para uso industrial. Em seguida, o terreno recebe novo plantio florestal. Assim, sem utilizar madeira de matas nativas e adotando métodos sustentáveis, as empresas de celulose e papel do Brasil se tornaram referência mundial.
Folha da Bracelpa Nº 01, maio/junho de 2009
“No Brasil, o setor de celulose e papel opera, prioritariamente, em áreas previamente degradadas, recuperando a mata nativa em sistemas de mosaicos intercalados com os talhões plantados.”
Bracelpa
No Brasil, as empresas plantam árvores para fazer papel, preservando as florestas nativas e evitando o desmatamento. A celulose extraída da madeira é usada, por exemplo, nas folhas que você imprime em casa, no trabalho ou na escola, vem exclusivamente de florestas plantadas, que são recursos naturais renováveis e grandes agentes no combate ao aquecimento global.
Folha da Bracelpa nº 03, janeiro / abril de 2010