Notícias

11/MAR /2020MITO: PRODUZIR PAPEL DESTRÓI AS FLORESTAS 

Todos os dias no Brasil são plantados, em média, o equivalente a cerca de 500 campos de futebol de árvores para a produção de papel e outros produtos. O Brasil tem 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas. As indústrias que usam essas árvores conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas naturais.

 

A celulose no Brasil é obtida totalmente a partir da madeira de florestas plantadas de eucaliptos e pinus.
Ibá – Industria Brasileira de Árvores.

 

Cerca de 50% da madeira colhida no mundo é usada como combustível. Mais de 30% são processadas para outros usos industriais, como construção e móveis. Apenas cerca de 13% é usada para fazer papel.
FAOSTAT, 2018.

 

Two Sides apoia soluções para os problemas de utilização das florestas do planeta e reconhece a necessidade de promover produtos que possam ser claramente fabricados a partir de matérias-primas sustentáveis. 

 

No Brasil, 100% da produção de celulose e papel vêm de florestas plantadas de eucalipto e pinus.

 

“Ao usar 100% de matéria-prima proveniente de florestas renováveis, o setor de celulose e papel tem evoluído nos últimos anos rumo a um lugar de destaque na produção sustentável – e tem grande potencial para novas conquistas. As práticas de manejo
das florestas partem do princípio que seus bens e serviços devem ser sustentáveis, a diversidade biológica conservada e os impactos socioeconômicos positivos”.

Ibá – Indústria Brasileira de Árvores.

 

“Preservando as matas naturais, as florestas plantadas para fins industriais poderão suprir a necessidade de matéria-prima para a produção de madeira, lenha, carvão para uso energético, diferentes tipos de papel (de embalagens, papelcartão, para fins sanitários e de imprimir e escrever) e outros produtos de amplo consumo. Isso representa uma grande oportunidade para o Brasil nos próximos anos, pela excelência alcançada no plantio florestal”.
Ibá – Indústria Brasileira de Árvores.

 

“As causas mais frequentes do desmatamento e da degradação severa das florestas são: agricultura de grande
e pequena escala; desmatamento ilegal; mineração; projetos de infraestrutura e aumento da incidência e intensidade de incêndios” 

WWF, Website das Frentes de Desmatamento, 2018.

 

As fibras de celulose que são extraídas da madeira das florestas plantadas brasileiras estão presentes nas folhas de papel que você imprime em casa, nos livros e revistas que você lê, nas embalagens, nos papéis sanitários e em inúmeros outros produtos de papel ou papelcartão, que a população consome para garantir qualidade de vida e bem-estar social. Isso acontece tanto para papéis obtidos de fibras virgens como de fibras de papéis reciclados.

 

Fonte: Two Sides

R. Monteiro Lobato, 480
Assis - SP | CEP 19807-275
Tel (18) 3324-4518

/Lasergrafica
@lasergrafica

© Lasergráfica

Desenvolvimento: Key Webmarketing