O papel é um produto de origem natural e renovável, pode ser reciclado, é biodegradável, não possui resíduos perigosos em sua constituição e é produzido de forma segura e adequada por produtores, que possuem diversas certificações ambientais, sociais, de responsabilidade corporativa e de qualidade de produtos.
A indústria de papel possui diversos sistemas de certificações respeitados, que garantem que o papel que você utiliza veio de uma fonte florestal sustentável. Existem cerca de 30 sistemas, mas as duas certificações principais auditáveis são o Forest Stewardship Council (FSC®) e o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor).
FSC (Forest Stewardship Council) fornece padrões globais para o gerenciamento de florestas, que abrangem um equilíbrio de aspectos ambientais, sociais e econômicos. O bem estar de comunidades e ecossistemas da floresta é tão importante quanto repor as árvores, no que diz respeito a garantir o futuro das florestas do mundo. O sistema FSC® também fornece uma forma de rastrear os produtos florestais através da certificação da Cadeia Produtiva verificada independentemente. Isso serve para cobrir cada estágio no processamento, conversão, distribuição e impressão antes do produto final poder levar o selo FSC®.
“Em 2015, os 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas no Brasil foram responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,70 bilhão de toneladas de dióxido de carbono (tCO2)."
Ibá – Indústria Brasileira de Árvores.
CERFLOR tem como objetivo a certificação do manejo florestal e da cadeia de custódia, segundo o atendimento dos critérios e indicadores – aplicáveis para todo o território nacional – prescritos nas normas elaboradas pela ABNT e integradas ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e ao Inmetro.
Inmetro,2014
Fatos de sustentabilidade
• O papel vem da madeira, um recurso sustentável e totalmente renovável;
• A certificação da floresta garante que a madeira é originária de florestas bem manejadas;
• A produção responsável de papel e celulose garante o crescimento saudável das florestas.
Fonte: Two Sides