Em 5 de novembro, o Instituto de Embalagens realizou o oitavo workshop sobre a delicada questão embalagem e sustentabilidade.Realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria - CNI, em São Paulo, o evento foi prestigiado por mais de cem profissionais do setor de embalagem, além da imprensa especializada.
Promover o conhecimento sobre embalagens por meio de cursos, palestras e workshops é a missão do Instituto de Embalagens.Assunta Camilo, diretora do instituto, abriu a discussão apontando o estágio atual do tema na sociedade. Afirmou que o momento exige que o setor se posicione e destaque o importante papel das embalagens para a qualidade de vida e promova a educação ambiental a partir das próprias embalagens.
O professor e coordenador do núcleo de materiais do Instituto de Embalagens, Cláudio Marcondes, apresentou os conceitos de análise de ciclo de vida e de reciclagem. Já Ricardo Lopes Garcia, representante do assunto na Fiesp, explicou aos participantes a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Eduardo Gianini, mestre em bioética e gerente da Papirus, falou sobre economia circular, destacando o caso do Grupo Pão de Açúcar com o ciclo verde Taeq. O programa “Novo de Novo” conseguiu fechar um ciclo para a reciclagem de papel cartão.
Representando a área ambiental da TetraPak, Juliana Seidel discorreu sobre alternativas para a reciclagem das embalagens longa vida e sobre o serviço oferecido pela empresa disponível no site www.rotadareciclagem.com.br.
Murilo Feltran, gerente de negócios da BASF, relatou o projeto de compostagem que a empresa adotou em Mogi Mirim, mobilizando toda a cidade num exemplo real de participação popular.
Representando a Greif, Gustavo Melo, gerente de marketing, e Sérgio Petroni, gerente comercial, mostraram o caminho da sustentabilidade em embalagens industriais e relataram o case do PackH2O (“mochila” para transportar água), que recentemente ganhou um prêmio pela importante contribuição para situações de desastres ambientais ou de conflitos, possibilitando a entrega de água para a população carente.
Ao final, Assunta ainda detalhou o tema “Rotulagem ambiental” e abordou conceitos das embalagens amigas do meio ambiente. Na conclusão do dia houve um debate entre os participantes, e Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour, pontuou a importância do varejo na questão, uma vez que no mínimo um milhão de consumidores circulam a cada dia apenas nas lojas do grupo.
A avaliação dos presentes foi positiva, já que saíram do workshop com informações atualizadas e material suficiente para poder discutir e refletir sobre o assunto. O evento foi patrocinado pelas empresas Agfa, BASF, FuturePack, Greif, Papirus e TetraPak, e teve apoio de várias entidades.
O calendário de cursos e eventos de 2015 do Instituto de Embalagens está disponível no website www.institutodeembalagens.com.br. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone + 11 2854-7770 ou pelo e-mail atendimento@institutodeembalagens.com.br.
Fonte: Graphprint