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3/AGO /2016Gráficas aguardam a definição de candidatos sobre campanhas 

As gráficas em Sorocaba continuam na expectativa do início da campanha eleitoral para começar a imprimir material de candidatos. Como as convenções partidárias vêm acontecendo com prazo máximo até o dia 5 de agosto, as gráficas, por enquanto, só têm recebido pedidos de cotação e orçamento para a produção do material.

 

  
Proprietário da gráfica Pamda, Daniel de Almeida, de 54 anos, disse que já recebeu bastante orçamento, porém, ainda não fechou nada, justamente porque os partidos aguardam a definição das convenções. Neste ano, as eleições terão um período mais curto -- 45 dias -- e, embora ainda não seja possível informar qual será o volume de produção, Daniel acredita que os partidos deverão multiplicar a produção para fazer uma campanha "mais pesada", já que será curta. "Estamos com boa expectativa, acreditamos que o volume será bem maior que nas eleições passadas", destaca. Na gráfica Paratodos, o proprietário Nelson De Gennaro Neto, de 31 anos, também está recebendo pedidos de orçamentos e cotações de partidos políticos, mas, por enquanto, nada definido ainda. Acredita que assim que as convenções definirem os candidatos, o volume de trabalho certamente aumentará. "Embora a gente receba de muitos candidatos aqui na cidade, recebemos mais solicitação mesmo é de outras cidades", revela Nelson. 


  
Em outras gráficas, os proprietários não farão serviço de campanha porque sofreram prejuízo no passado. "Já teve político que ganhou e não pagou, outros que perderam e também não pagaram e tem, ainda, quem morreu e não pagou", afirma um deles, que preferiu não ter o nome revelado. Outra gráfica informou que não compensa, pois, geralmente, os partidos fecham um material para todo o grupo. "Eles fazem as coligações e aí querem material para todos os partidos de apoio e não conseguimos produzir outros materiais", diz mais um que preferiu ficar no anonimato. 


  
Cartilha 

  
A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) lançou nesta semana a cartilha Vote no Impresso, que detalha as novas regras para as campanhas, mostra o que pode ou não ser feito no marketing dos candidatos e apresenta as possibilidades e soluções da comunicação gráfica para a propaganda eleitoral. A Abigraf e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado (Sindigraf) afirmam que deverá haver um incremento nos negócios, porém, o resultado não deverá influenciar significativamente o faturamento anual do setor. 

 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

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