Tom de verde é escolhido pela empresa responsável pelo sistema de cores mais popular do mundo como o tom do próximo ano.
O ano de 2017 já tem uma cor de referência. É esta:
O tom de verde, conhecido em inglês como “greenery” (folhagem, em inglês) ou pelas siglas 15-0343 TCX, foi a escolha da Pantone, empresa referência em cores, para representar 2017.
A escolha é feita com base em análises de tendência na indústria e no design - levando em consideração manifestações tão diversas como moda, arquitetura e arte urbana. A empresa também tem critérios subjetivos, como a percepção de humor e sentimentos das pessoas.
Segundo a empresa, a escolha reflete o atual momento da sociedade. O Greenery foi selecionado para “nos oferecer a tranquilidade que nós ansiamos em meio a um ambiente político e social tumultuado”, segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
Ao “New York Times”, ela afirmou que o mundo de hoje é tenso e estressado e o tom escolhido remete à reconexão, revitalização, renovação e à refrescância. O verde, de maneira geral, é um tom associado à esperança, saúde e à natureza.
A empresa defende que a cor faz os consumidores “respirarem, se oxigenarem e revigorarem” e se reconectarem com o meio ambiente.
Por que escolher uma cor do ano
A Pantone é referência por seu sistema de cores largamente usado na indústria gráfica. Escolhe todos os anos um tom que possivelmente ditará as paletas de cores nas roupas, em produtos e no design em geral. O tom de verde da Pantone para 2017 já começou a aparecer na moda e em carros, por exemplo.
Mercedes-AMG GT R, que será vendido a partir de 2018
Não há, no entanto, nenhuma estratégia de marketing específica para o tom. Também não há nenhum tipo de estudo que avalie se a cor escolhida realmente pegou. A escolha da empresa, no entanto, costuma repercutir principalmente na indústria da moda.
Em 2016, o tom escolhido foi, pela primeira vez, a mistura de duas cores: um rosa suave chamado Rose Quartz e um lilás chamado Serenity.
Tom de rosa e lilás foram escolhidos para 2016
Em 2015, a cor havia sido o marsala, um tom de vinho fechado:
Marsala foi o tom escolhido para representar 2015
Fonte: Nexo