Empresa canadense, famosa no setor de criação gráfica, deixa de lado exclusividade com o Windows e tenta recuperar mercado com produtos compatíveis com Mac
Durante mais de duas décadas, a canadense CorelDraw reinou como o principal programa de criação de design gráfico do mundo. Mas sua decisão de priorizar lançamentos e atualizações apenas para o Windows levou a empresa a perder espaço para a principal concorrente, a Adobe. A partir deste mês, no entanto, a Corel vai corrigir sua rota.
Pela primeira vez desde 2001, serão lançadas versões tanto para Windows quanto para Mac, da Apple. “A decisão faz parte de uma política de expansão em mercados verticais que levou recentemente a empresa a adquirir o controle acionário da Parallels, companhia de software com forte proeminência no universo Apple”, diz o executivo Fernando Soares, responsável pela estratégia de produtos no mercado brasileiro.
Na prática, além de atender às demandas das máquinas Apple, o novo CorelDraw trará ferramentas mais inteligentes, voltadas à criação digital de fotógrafos, publicitários e editores. Uma das principais mudanças será o CorelDraw.app, aplicativo que leva os programas à nuvem e dá ao usuário a facilidade de utilizar o sistema em qualquer lugar.
Segundo o executivo, a decisão de voltar ao mercado Apple faz parte de uma política de expansão da marca, mas não só isso. “É nossa resposta à pressão comunitária”, explica. “Há uma quantidade notável de usuários de PC que migrou nos últimos anos para Mac, e é dessa comunidade que tem chegado um volume expressivo de pedidos para ter o CorelDraw no MacOS.”
Fonte: Correio Braziliense