Ontem foi o Dia Internacional do Livro. É seguro dizer que pouquíssimas pessoas no mercado de comunicação conseguem forjar uma carreira de sucesso sem um vasto repertório de leitura, ainda que seja um hábito mais leve e relaxante, que tenha como objetivo maior desopilar a mente. Para quem é workholic e gosta de conhecer cada vez mais qualquer detalhe que traga sinergia com a sua profissão, nossa redação compilou uma série de livros que, de uma maneira ou de outra, dissecam o mercado de mídia no Brasil e até no mundo. Confira:
Chatô - O Rei do Brasil
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia Das Letras
A obra conta a história da vida vertiginosa de um dos brasileiros mais poderosos e controvertidos do século passado. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão - os Diários Associados - e fundador do MASP, Assis Chateaubriand tem sua trajetória associada de modo indissolúvel à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960.
O Livro do Boni
Autor: José Bonifácio De Oliveira Sobrinho
Editora: Leya Brasil (Edição Digital)
Alguns dos mais notáveis nomes do mercado de comunicação dizem sem medo de errar ou exagerar que José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, é o responsável pela criação da televisão brasileira, tal como a conhecemos hoje. Foi ele quem ditou um padrão de excelência que colocou a produção televisiva nacional girando em telinhas pelos quatro cantos do planeta. O livro reúne uma série de histórias inéditas de sua vida e profissão e de quebra apresenta alguns dos nomes mais importantes e conhecidos da comunicação do país.
O Campeão de Audiência - Uma
Autor: Walter Clark / Gabriel Priolli
Editora: Summus
Walter Clark foi um dos mais importantes profissionais da televisão brasileira. Nesta autobiografia, escrita com o jornalista Gabriel Priolli, ele conta sua trajetória pessoal (marcada por grandes paixões, inúmeras mulheres e muito luxo) e profissional. Trata-se de leitura indispensável para entender a implantação e a consolidação da TV no Brasil – até hoje o veículo de comunicação mais poderoso do país.
Roberto Civita - O Dono Da Banca
Autor: Carlos Maranhão
Editora: Companhia Das Letras
No auge, seu império editorial — a Abril — teve 10 mil funcionários e mais de trezentos títulos. Civita redefiniu o jornalismo no Brasil ao criar publicações como Veja e Realidade — e por influenciar os rumos do país e da sociedade por meio desses veículos. Das origens familiares na burguesia italiana à crise da mídia impressa no início do século XXI, Carlos Maranhão reconstitui os acertos e os fracassos dessa figura tão fundamental quanto polêmica na história da mídia brasileira.
Atração Global
Autor: Toninho Rosa
Editora: Makron Books
Hoje presidente da Dainet Multimídia e diretor comercial da Gazeta, Toninho Rosa, vencedor do prêmio Caboré em 1991, é um dos profissionais de mídia mais respeitados e consultados de todo o Brasil. De maneira profética o seu livro, escrito em 1998, já trazia um teor bastante visionário e riquíssimo, com alertas à mídia impressa e a necessidade de aliar ao meio digital em um processo de convergência. Nas mesmas páginas estão as transformações e o futuro da televisão com a chegada do VOD (vídeo on demand), entre diversos outros pontos que hoje fazem parte do presente. Trata-se de um livro para quem quer aguçar de uma maneira especial a sua visão holística sobre as transformações da mídia em todo o mundo.
Samuel Wainer - Minha Razão de Viver
Autor: Samuel Wainer
Editora: Planeta do Brasil
Wainer não foi apenas um dos jornalistas mais célebres de seu tempo, mas foi uma das maiores testemunhas da história recente do Brasil. Esteve presente ou se relacionou diretamente com grandes acontecimentos. Uma série deles envolve as camadas mais altas do poder do país, de 1950 a 1964. Neste livro, ele rememora sua impressionante trajetória, incluindo a criação do Jornal "Última Hora" (a sua "razão de viver"), considerado um marco no jornalismo brasileiro pelo perfil ousado e um visual que reiventou a diagramação na época.
Roberto Marinho – Bial
Autor: Pedro Bial
Editora: Zahar
Uma história do século XX, na trajetória de um brasileiro que foi testemunha e protagonista de momentos decisivos na vida do país. Para fazer o que classifica como 'a maior reportagem que já realizei', Pedro Bial mergulhou em cerca de 4 mil documentos, atravessando o período que vai de meados do século XIX até o início do XXI: pedaços frágeis de papel amarelado pelo tempo, relatórios e informes secretos de governos, correspondência pessoal e profissional de 70 anos de atividade jornalística, além de cartas íntimas e esboços feitos por Roberto Marinho para as memórias que morreu sem escrever. Além disso, o jornalista enfrentou 170 horas de gravações e quase 70 entrevistas de personagens que participaram direta ou indiretamente da vida de Marinho.
Silvio Santos
Autor: Arlindo Silva
Editora: Editora do Brasil SP
Ninguém ignora que Silvio Santos seja um fenômeno da televisão brasileira. Mas a sua vida, cheia de lances emocionantes, só é conhecida por poucos, como o autor deste livro, o repórter Arlindo Silva, que trabalhou com ele durante 25 anos como assessor de imprensa, diretor de jornalismo do SBT e seu porta-voz nas campanhas políticas. A história aqui contada começa com o Silvio dos difíceis primeiros tempos e chega ao dos agitados dias atuais, do 'Show do Milhão' e de tantos outros êxitos.
Do Reclame ao Digital
Autor: Altino de Barros
Editora: Matrix
Altino João de Barros é referência obrigatória na história da mídia brasileira e completou 92 anos em 2016. Desde 1944 trabalhou na mesma "casa": a McCann. Em sua obra, ele remonta suas experiências, incluindo sua participação direta e decisiva na evolução da área de mídia no país, a criação do IVC – Instituto Verificador de Circulação; do Grupo de Mídia; do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), o CENP (Conselho Executivo de Normas Padrão) e ainda da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).
Fonte: AdNews